Os Fatos mais inacreditáveis e curiosos do mundo estão aqui!

, / 928 0

AS ÚNICAS COISAS QUE PODEM CURAR A CALVÍCIE, SEGUNDO A CIÊNCIA

SHARE

Existem muitos produtos e remédios no mercado que se destinam a curar a calvície. Infelizmente, a maioria não funciona.

A ciência adverte: não caia no conto do marketing. Confira abaixo as causas da perda de cabelo e quais são os poucos tratamentos que realmente podem te ajudar.

Tipos e causas

Os padrões de calvície são geralmente herdados de uma combinação de muitos genes em ambos os lados da família.

A perda de cabelo, também chamada de alopecia, é na maioria das vezes hereditária, ou seja, transmitida de geração em geração.

Mas também pode ser causada por fatores ambientais como envenenamento, radiação, certos medicamentos, infecções, distúrbios hormonais ou deficiências nutricionais. Além disso, estressores físicos, como perda repentina de peso, gravidez e outros choques físicos ou emocionais podem levar à perda de cabelo temporária.

O tipo mais comum de perda de cabelo é a alopecia androgenética. Os médicos estimam que essa condição pode afetar até 80% dos homens brancos até o seu 70º aniversário. Também afeta mais da metade de todas as mulheres.

Esta forma de perda de cabelo também pode ser associada a outras condições médicas, como doença cardíaca coronária e problemas de próstata para os homens, bem como desequilíbrios hormonais em mulheres (mais especificamente, a calvície pode ser culpa do hormônio esteroide sexual di-hidrotestosterona).

Outros tipos de perda de cabelo podem ser resultado de danos causados, como produtos químicos e secadores de cabelo, por isso é importante ser gentil com o cabelo.

A perda de cabelo geralmente não parece muito quando está acontecendo. Mas pode ser um sinal de alerta para um problema maior de saúde, especialmente se houver cicatrizes no couro cabeludo.

Normal

Vale lembrar, no entanto, que é normal que o cabelo caia. O cabelo começa a vida com uma fase longa de crescimento, e geralmente cerca de 80% do nosso cabelo está nessa fase a qualquer momento. Mas alguns fios estão se preparando para sair de nossas cabeças.

Esses outros 20% do nosso cabelo estão passando por um período de transição e, em seguida, uma fase de descanso, onde caem. Nós normalmente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia dessa maneira. Depois de um xampu fresco, esse número pode saltar para cerca de 250. Isso nem sempre é um problema, porque normalmente temos cerca de 100.000 fios de cabelo em nossas cabeças a qualquer momento.

O processo de eliminar cabelos antigos normalmente leva de 3 a 5 meses. Npo final, um novo cabelo começa a crescer a partir do folículo vazio. Com a calvície, isso não acontece.

Essa perda definitiva pode ser focal e concentrada, ou difusa e por toda a cabeça.

O que realmente funciona

Existem apenas algumas maneiras comprovadas de tratar a calvície. Um dos primeiros tratamentos bem-sucedidos foi inventado por Guinter Kahn: é o minoxidil, mas você deve conhecê-lo por seu nome de marca, Rogaine.

Geralmente é aplicado no couro cabeludo em espuma ou conta-gotas, duas vezes ao dia. Ele ajuda a recrescer o cabelo e prevenir novas perdas também. Age fazendo com que a fase de crescimento do cabelo dure mais tempo e amadurecendo cabelo finos.

Mas não funciona para todos – na verdade, apenas 30 a 40% dos pacientes experimentam retorno significativo de cabelo. Você pode ver resultados em cerca de quatro meses, mas pode levar de oito a doze meses para realmente impulsionar o crescimento. Também pode irritar o couro cabeludo, fazer com que mais pelos faciais apareçam ou levar a um ritmo cardíaco mais acelerado.

Além disso, Rogaine é um compromisso: se você parar de usá-lo, qualquer cabelo que tenha crescido pode cair, e você vai voltar a perder cabelo como antes.
Uma outra opção comprovada para homens é a finasterida, um comprimido oral conhecido pela sua marca Propecia. A droga pode parar a perda de cabelo e estimular o crescimento, mas tem alguns efeitos colaterais.

O remédio bloqueia hormônios masculinos nos folículos pilosos. Normalmente, os pacientes podem ver resultados em seis a oito meses, mas também podem ter menor desejo sexual, aumento do tamanho dos seios e maior risco de disfunção erétil. Também é perigoso para mulheres grávidas tocarem o pó da pílula.

Alternativas

A maioria dos outros suplementos e promessas milagrosas do mercado são furada.

Existe alguma indicação de que uma mistura de óleo de lavanda, tomilho, alecrim e cedro poderia ser útil para melhorar a calvície, mas é cedo ainda para tirar conclusões, cientificamente falando.

Uma alternativa, se a calvície realmente lhe incomoda, são correções cosméticas como transplantes de cabelo, que têm se tornado muito melhores e menos artificiais.

Pesquisas sugerem que os homens calvos parecem mais fortes e mais altos do que seus colegas cabeludos. Ao avaliar fotos do mesmo homem com e sem cabelo, as pessoas acharam a versão careca notadamente mais alta e mais forte. Então, talvez o look lhe beneficie.

FONTE: ScienceAlert

PASSWORD RESET

LOG IN