Os Fatos mais inacreditáveis e curiosos do mundo estão aqui!

, / 732 0

BALEIAS MORTAS PODEM EXPLODIR AO SEREM CORTADAS?

SHARE

Bom, o assunto não é nada agradável, temos consciência disso, mas é verdade. Aliás, isso não é uma exclusividade das baleias mortas, já que todo bicho, quando morto, passa por processos acelerados de decomposição e pode explodir em um determinado momento. Mas, no caso desses gigantescos cetáceos – ordem de animais marinhos, que pertencem também à classe dos mamíferos -, o estrago da explosão é bem maior.

Aliás, para quem ainda não entendeu porque isso acontece, nós explicamos. Conforme quem entende do assunto, logo após que a baleira morre (assim como outros animais), seu corpo começa a apodrecer. Assim, bactérias decompositoras acabam produzindo gases (medonhos) que aumentam a pressão dentro do bicho e, quando alguém tem a brilhante ideia de fazer um corte do animal, esses gases expandem e acabam com tudo que estiver pela frente.

Um caso assim aconteceu há pouco tempo, na Dinamarca. Uma baleia cachalote, que havia morrido encalhada nas Ilhas Faroé, acabou explodindo ao ser aberta por um biólogo.

Ah, só para explicar, esse animais quando morrem precisam ser abertos de qualquer forma, tanto para estudos quanto para serem removidos das praias. Nesse último caso, isso acontece porque os bichos são muito grandes e pesados e, quase sempre, precisam ser cortados em pedaços menores para serem locomovidos.

Trágico, não?

 

PASSWORD RESET

LOG IN