Os Fatos mais inacreditáveis e curiosos do mundo estão aqui!

, / 2631 0

O que acontece quando alguém vira uma estrela do mar (de cabeça para baixo) ?

SHARE

As estrelas do mar, como o próprio nome diz, são animais exclusivamente marinhos. Elas vivem em todos os mares do planeta e possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Podem ter entre cinco e cinquenta braços, e as espécies variam em torno de 1600.

São parte de um grupo chamado equinodermos, da classe asteróides, exatamente, asteróides. para entender melhor, alguns parentes da estrela são o ouriço do marbolacha do marpepino do mar.  Seu esqueleto é classificado como endoesqueleto, é bastante superficial e revestido por uma fina camada de epiderme, além de serem duras. Seu esqueleto possui como principal material o calcário.

Apesar de parecerem animais simples, na verdade, são extremamente complexos e possuem um sistema digestivo completo, com boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Uma das características mais interessantes desses animais é serem capazes de everter seus próprios sistemas digestivos. observação necessária, são animais carnívoros.

Algumas características

02.-16-600x338

Os “braços” da estrela do mar possuem cílios, que são responsáveis por sua movimentação, e esses cílios só são capazes de se movimentar por causa de um sistema exclusivo delas, o Sistema Ambulacral, que é basicamente um sistema hidrovascular. Como dissemos acima, elas possuem ânus, consequentemente tem sistema excretor e sua respiração é feita através de brânquias.

Regeneração

03.-11-600x437

São animais que possuem uma incrível capacidade de regeneração, por exemplo, se perderem um braço o mesmo irá crescer novamente, e algumas vezes uma outra estrela do mar será capaz de surgir. Outra característica super interessante da regeneração das estrelas é sua capacidade de, quando o ambiente se torna desfavorável, colocar suas vísceras para fora do organismo, através do ânus, regenerando-se apenas algumas semanas depois, isso se o ambiente se tornar favorável novamente.

Alimentação

10789mar-600x450

Como dissemos acima, são animais carnívoros, e para fazer jus à classe, são excelentes predadores, capazes de se alimentarem de animais muito mais vezes maiores que elas mesmas. Uma de suas capacidades é a de colocar o estômago para fora do corpo, essa característica exclusiva das estrelas do mar em todo o reino animal, isso acontece porque não possuem a capacidade de mastigar, então precisam utilizar as enzimas digestivas para serem capazes de concluir a digestão e a ingestão.

Além do mais, seus braços são tão fortes que são capazes de abrir conchas, também se alimentam de moluscos, vermes, corais e até alguns peixes.

Habitat

04.-9-600x450

As estrelas do mar são encontradas em todos os oceanos do planeta. A grande maioria encontra-se em mares de águas quentes, cientistas estimam que a maior variedade de espécies estejam em águas australianas.

Reprodução

estrela-do-mar-redonda-600x450

Para sua reprocução, as estrelas do mar colocam ovos, que são fecundados fora de seu organismo. Após eclodirem, as estrelas filhotes passam por um período larval antes de se tornarem adultas. Quando sobrevivem e conseguem chegar à fase adulta.

Essas são apenas algumas entre tantas outras características das estrelas do mar, são animais lindamente  incríveis!

No vídeo acima, um mergulhador cruza com uma estrela do mar e a vira de cabeça para baixo, confira o que acontece e como ela faz para se desvirar.

Aqui temos outra estrela que também é virada de cabeça para baixo, infelizmente essa não está em seu habitat natural.

E aí pessoal, gostaram da matéria? Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

PASSWORD RESET

LOG IN